Curso Técnico Administrativo: Dicas e Informações

Primordialmente, qualquer negócio, independentemente do seu segmento, tamanho ou quantidade de colaboradores, necessita de pessoas ligadas ao departamento administrativo. Por isso, o Curso Técnico Administrativo desponta como um dos mais procurados do país atualmente.

Afinal, esses profissionais precisam lidar com sistemas, documentação, controles, arquivos e ferramentas de gestão que, se não forem adequadamente realizadas, pode desencadear sérias falhas para a companhia. Neste ponto, a formação em um Curso Técnico Administrativo se torna um diferencial para um candidato por uma vaga.

Inicialmente, essa pessoa pode até começar a sua jornada com um diploma de nível técnico e, posteriormente, dar continuidade aos estudos visando a sua ascensão dentro de uma organização. Então, quer descobrir todas as possibilidades relacionadas com essa formação e como projetar o seu futuro? Vamos lá!

Curso de Técnico Administrativo
FOTO: Pexels

O que faz um técnico administrativo

Basicamente, uma pessoa formada em um Curso Técnico Administrativo é alguém com conhecimento para cooperar na gestão de negócios, essencial para o funcionamento eficiente de uma companhia.

A lista de funções habituais inclui fornecer apoio administrativo no setor financeiro, logística, administrativo e recursos humanos, bem como realizar atendimento ao público externo e interno.

O profissional pode elaborar planilhas, ofícios, atos de reuniões, memorandos, orçamentos, contratos, bem como monitorar o estoque do grupo visando efetuar solicitações de materiais, itens e outros equipamentos quando necessário.

Onde atua esse profissional?

Além disso, esse profissional consegue achar colocação em praticamente todos os empreendimentos, desde pequenos até multinacionais. Contando com uma vasta lista de oportunidades, esse técnico pode investir no segmento de varejo, consultoria, educacional, industrial, comercial, tecnologia, entre outros.

O serviço público também é uma possibilidade com inúmeros concursos e processos seletivos que abrem espaço para técnicos formados em administração. Lembrando ser necessário ser aprovado nesses concursos antes de iniciar o trabalho. Em conclusão, o formado em Curso Técnico Administrativo também pode atuar por conta própria e empreender.

Quanto ganha o técnico administrativo

Conforme a pesquisa de salários da plataforma profissional Catho, a média de remuneração desse profissional se aproxima de R$ 2 mil. Normalmente, o salário está acima de auxiliares administrativos e pode ser ampliado se o profissional der continuidade aos estudos após obter o certificado de Curso Técnico Administrativo. Afinal, o indivíduo que trabalha em função de nível técnico, contudo, conta com o diploma de graduação pode ganhar até 10% a mais.

Dicas para arrumar emprego nessa área

Quando alguém opta por participar de um curso vasto como de Curso Técnico Administrativo é que pode turbinar a sua trajetória de muitas maneiras. A ação mais rápida é seguir nos estudos e buscar por uma graduação.

No entanto, ele também pode ampliar o seu campo de atuação com outros cursos técnicos, como especialização em recursos humanos, marketing, logística, gestão de materiais ou produção. Essas são atribuições que tendem a aumentar a sua capacidade de atuação e pretensão salarial.

No entanto, aquele profissional que almeja dar um salto considerável na sua carreira também há o curso superior. Ou seja, ele pode escolher uma faculdade mais extensa, como um bacharelado em Administração que pode variar entre seis e oito semestres, como também um curso tecnólogo que varia entre quatro e seis semestres. A faculdade de contabilidade sempre é uma opção a ser considerada, bem como aprender mais um idioma como inglês ou espanhol.

Curso Técnico Administrativo — onde fazer?

Agora que você já está bem informado sobre as possibilidades de atuação, remuneração e até crescimento profissional, chegou o momento de descobrir onde fazer o Curso Técnico Administrativo. Vamos lá?

1 — SENAC

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial é uma instituição bastante popular entre os brasileiros e está presente em todo o território nacional. Além disso, o SENAC oferece cursos rápidos até a pós-graduação nas modalidades presencial e a distância.

O Curso Técnico Administrativo pode durar até 17 meses e se concentra em capacitar o estudante a efetuar quaisquer atividades administrativas de organizações, finanças, vendas e logística de uma empresa.

2 — Universidade Cruzeiro do Sul

Enquanto a Cruzeiro do Sul também está conquistando cada vez mais espaço no país e variando as suas possibilidades de cursos no nível técnico. Nesse ponto, o Curso Técnico Administrativo acontece no sistema de ensino à distância e prepara o aluno para desempenhar atividades no departamento financeiro, planejamento, recursos humanos, comercial, entre outros.

5 — SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é outra entidade do setor educacional bastante tradicional e que está em todos os estados brasileiros. O curso técnico se concentra em lições administrativas, liderança de equipe, segmentos de produção, serviços e outras atividades que permitem ao profissional ter o seu próprio negócio.

4 — Escola Politécnica Brasileira

Por fim, a Politécnica chama atenção por fornecer outro Curso Técnico Administrativo online, com a intenção de qualificar indivíduos com visão global para auxiliar no gerenciamento de distintos setores de uma companhia. Afinal, esse curso costuma durar um ano e, posteriormente, o aluno necessita finalizar todas as atividades virtuais e algumas presenciais para receber o seu diploma.

Me chamo Roberto Justino e sou apaixonado por pessoas e pronto para ajudar na recolocação profissional. Estarei sempre por aqui deixando dicas de como conseguir um emprego, melhorar de cargo ou alcançar o próprio negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.