Curso de Secretariado Online e Presencial Gratuitos e Pagos

Antes de tudo, o curso de secretariado aparece como uma boa alternativa em meio a um mercado de trabalho cada vez mais concorrido. Assim, um curso de qualificação está se transformando em uma excelente possibilidade para aqueles que almejam se destacar no território nacional.

Primordialmente, o curso de secretariado é um bom investimento de tempo e esforço porque se refere a uma função que será sempre necessária nos mais variados segmentos e em empresas de todos os portes.

Além disso, essa categoria de capacitação é relativamente rápida, direciona ao mercado de trabalho e conta com opções gratuitas ou com instituições privadas com mensalidades acessíveis. Portanto, a tendência é que o profissional já saia com o diploma em mãos e uma oportunidade de trabalho com perspectiva de crescimento.

O que é a profissão de secretariado?

Desse modo, o estudante de um curso de secretariado se envolve com as principais funções exigidas no mercado de trabalho, como catalogar arquivos, controlar entradas e saídas de documentos, realizar a coordenação de projetos, criar relatórios gerenciais e apresentações, entre outras aplicações.

Por isso, o profissional terá a condição de atuar de maneira consciente, ágil a ética para procurar a solução de problemas, conforme inovações surgirem no seu campo de atuação. Atualmente, a qualificação pode ser encontrada tanto no formato presencial quanto no modelo à distância.

Onde atua e como trabalha?

Onde trabalha quem faz curso de secretariado
Foto de Christina Morillo no Pexels

Posteriormente ao curso de secretariado, o profissional terá a oportunidade de achar ocupação em companhias como estabelecimentos comerciais, escritórios, instituições de ensino e financeira, órgãos públicos, indústrias, entre outros.

Geralmente, a pessoa com diploma do curso de secretariado tratará de agilizar o cotidiano e o mês de uma diretoria para a conclusão compromissos, arquivar, preencher e checar documentos são apenas exemplos das ações que podem ser efetuadas por esse tipo de profissional.

Além disso, ele pode receber pessoas, inclusive em outras línguas. Nesse sentido, a fluência em outro idioma é extremamente relevante, sobretudo, o inglês ou o espanhol devido à proximidade de países da América Latina com o Brasil. Por fim, é possível escolher e encaminhar correspondências, entre outras atribuições.

Dicas de onde fazer curso de secretariado

Curso de Secretariado Presencial e Online
Foto de Canva Studio no Pexels

O curso de secretariado foi desenvolvido para preparar um profissional direcionado para o departamento administrativo de empresas tanto privadas quanto públicas. Assim, algumas disciplinadas podem mudar de um local para o outro. Atualmente, o Brasil conta com cursos técnicos e de ensino superior de secretariado de bacharelado e tecnológico.

PROUNI e FIES

O ideal é que o curso de secretariado seja ministrado em um ambiente com aprovação apropriada no Ministério da Educação (MEC). É possível também recorrer a formas de ingresso pelo ProUni (Programa Universidade para Todos) com oferta de bolsas de estudo parcial ou total, bem como pelo FIES (Financiamento Estudantil).

Em compensação, algumas instituições também possuem outros programas para ajudar os estudantes a lidar com as mensalidades, como parcelamento, convênios, descontos e outras bolsas de estudos.

Sendo assim, confira a lista a seguir:

Lista de algumas instituições do curso de secretariado:

·         Anhanguera — Centro Educacional Anhanguera

·         Cruzeiro do Sul Virtual com oferta de ensino à distância

·         UFSC — Universidade Federal de Santa Catarina

·         UNICID — Universidade Cidade de São Paulo

·         UNIFRAN — Universidade de França

·         UNESC — Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina

·         UNOPAR — Universidade do Norte do Paraná

·         UFPR — Universidade Federal do Paraná

Atenção ao mercado de trabalho

A pessoa formada em um curso de secretaria está respaldada pela legislação, visto que essa profissão está devidamente regulamentada pelas Leis 7.377/85 e 9.261/96. A exigência é que a pessoa esteja formada por um curso de nível técnico ou superior visando conquistar o registro profissional na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).

Vale salientar que a função de secretário (a) ganhou muito mais relevância no mercado de trabalho quando começou a agregar novos conhecimentos e uma constante atualização por parte do profissionalmente.

Atualmente, essa pessoa é qualificada para ter muito mais responsabilidade, realizar ações estratégicas e com competência específica, como o processo de tradução de documentos, cartas e outras formas de comunicação, bem como desempenhar o trabalho de intérprete em congressos, viagens e encontros de negócios.

Dicas Extras para Secretariado

Afinal, o indivíduo com o diploma do curso de secretariado necessita reunir qualidades e competências essenciais para o seu trabalho no dia a dia. Portanto, é de vital importância que essa pessoa se empenhe em aperfeiçoar a sua atuação profissional, visando despertar o interesse de recrutadores, que contam com interesse em funcionários capacitados e prontos para dar conta das demandas apresentadas.

Contudo, esse colaborador precisa ser bastante organizado, conhecer e gerenciar muito bem as suas relações no campo profissional. Além disso, essa pessoa deve lidar e finalizar diversas tarefas no decorrer do seu dia, o que exige uma grande capacidade de concentração e foco.

Por fim, a lista de qualidades esperadas em uma pessoa com formação em curso de secretariado ainda contemplada iniciativa, autonomia, poder de decisão, responsabilidade, boa comunicação e pro-atividade.

Me chamo Roberto Justino e sou apaixonado por pessoas e pronto para ajudar na recolocação profissional. Estarei sempre por aqui deixando dicas de como conseguir um emprego, melhorar de cargo ou alcançar o próprio negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *