Como fazer um Currículo: Dicas simples e atuais

De antemão, já dá para afirmar que as formas de obter um emprego são inúmeras na atualidade. No entanto, uma exigência jamais mudará: fazer um currículo completo, verdadeiro e conciso.

Ou seja, o profissional deverá elencar os seus contatos, os seus pontos fortes, qualificações, experiências anteriores e demonstrar que poderia se encaixar bem na respectiva vaga.

Desse modo, fazer um currículo pela primeira vez pode levantar algumas dúvidas. Contudo, não representa uma tarefa tão complexa. Assim, tudo o que uma pessoa necessita é de um formato para seguir e acrescentar as suas próprias informações.

Portanto, esse guia foi elaborado para mostrar a relevância de fazer um currículo de maneira apropriada e que atenda às necessidades dos recrutadores atuais. Afinal, o ideal é demonstrar as suas qualidades sem se exceder. Quer saber como fazer isso?

Como fazer um currículo
Foto de Anna Shvets no Pexels

Porque fazer um currículo?

Fazer um currículo profissional é essencial para ingressar em processos seletivos e ser convidado para uma entrevista de emprego. Independente da função que você tem a intenção de preencher, tudo se inicia com a produção de currículo.

Além disso, a obrigação de deixar os seus dados sempre atualizados se estende a versão digital. Não pense que deve atualizá-lo somente quando achar um anúncio relevante ou for solicitado.

Milhares de empreendimentos buscam por prováveis colaboradores sem sequer divulgar a vaga.

Contar com um currículo bem feito na internet amplia consideravelmente as suas possibilidades. Esse cuidado também contribui para que o seu currículo surja antes dos outros nos mecanismos de buscas.

Como elaborar um currículo simples e bem feito

Primeiramente, você deve criar um currículo bem sucinto. Por exemplo, o currículo impresso precisa conter todos os seus dados em um ou duas páginas, no máximo. Enquanto o currículo online precisa englobar o máximo de detalhes sobre o candidato.

Atualmente, a avaliação inicial tende a acontecer por um software, que não possui a capacidade de interpretação de texto. Ou seja, para ser achado, o profissional deve priorizar a inserção de suas habilidades, graduações feitas e todas as experiências anteriores escritos de maneira correta.

A grande sacada para ser bem-sucedido é analisar profundamente o anúncio da vaga desejada e responder a todas as solicitações.

Dicas de sucesso para fazer um currículo profissional

Dicas para Fazer um Currículo Profissional
Foto de mentatdgt no Pexels

Agora, você poderá acompanhar algumas instruções sobre o que e onde deve colocar as suas informações ao elaborar um currículo organizado e detalhado. Acompanhe!

Informações pessoais no cabeçalho
Antes de tudo, essas informações são fundamentais para você ser reconhecido e contatado pelo empregador. Por isso, esses itens devem estar no cabeçalho.

1 — Objetivo profissional

No espaço reservado ao objetivo profissional, é preciso apontar a função que almeja desempenhar e o setor. É de vital importância que seja correspondente a vaga anunciada.

Resumo objetivo e claro
Enquanto essa parte equivale ao seu resumo como trabalhador. Vale a pena salientar, em dois parágrafos no máximo, as experiências, firmas ou áreas em que atuou, formação e competências adicionais.

2 — Experiência profissional

Nesse sentido, você explicará onde trabalhou, quais as suas responsabilidades e as metas que alcançou em oportunidades anteriores.

3 — Formação acadêmica

Dessa forma, a intenção é elencar a sua formação, principalmente, se possui diploma universitário e outros cursos relacionados a oportunidade.

4 — Cursos adicionais

Aqui, compensa salientar outros cursos, oficinas e seminários referentes a oportunidade de trabalho. Cursos antigos e fora do setor não precisam ser citados.

5 — Competências e habilidades

Por fim, basta anotar alguns dados que considera relevante e que não couberam nos demais campos, mas que podem despertar o interesse do recrutador.

Como colocar experiência de trabalho no currículo

Primeiro, essa é a parte do seu currículo que será considerada pelo recrutador. Portanto, o objetivo é elencar todas as suas experiências de trabalho, iniciando pelas mais recentes  até as passagens mais antigas.

Em cada tópico, o ideal é descrever o que você realizou e, quando puder, acrescentar todos os objetivos atingidos nesse período. Dessa maneira, dá para inserir o nome da firma acompanhada de uma pequeno resumo do tamanho, a localização e o campo de atuação.

Posteriormente, é indicado falar sobre a sua função com a data de começo e encerramento de seu vínculo. Em seguida, relate as suas tarefas corriqueiras e, se conseguir, aponte as suas responsabilidades e os objetivos cumpridos.

Currículo Simples e Objetivo Focado na Vaga

Por fim, você deve elaborar um curriculum vitae base para guardar tanto impresso quanto na versão digital. Contudo, o ideal é que consiga personalizar todos os tópicos citados anteriormente para a oportunidade que está se candidatando no momento.

Afinal, é possível que tenha alguns cursos ou experiência que se alinhem melhor à algumas vagas do empregador, porém, não acrescentem nada em outros contextos. Portanto, o ideal é contar com um documento simples, bem estruturado, atualizado e poder ser rapidamente personalizado.

Desse modo, você conseguirá enviar um currículo preciso em todas as situações, inclusive às mais inesperadas.

Me chamo Roberto Justino e sou apaixonado por pessoas e pronto para ajudar na recolocação profissional. Estarei sempre por aqui deixando dicas de como conseguir um emprego, melhorar de cargo ou alcançar o próprio negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *