Dicas para Fazer Currículo de forma fácil

Acima de tudo, fazer Currículo é uma das primeiras ações para quem está procurando uma vaga profissional, mas nem todo mundo se questiona se o seu documento profissional está bem feito. Possivelmente, você nem sequer imaginar, porém, o seu currículo já pode ter sido rejeitado em alguma seleção devido a erros primários.

Acima de tudo, fazer seu currículo demanda um cuidado com a aparência e a introdução de informações na medida certa. Ou seja, o exagero ou a escassez de dados pode comprometer a sua briga por uma vaga. Por isso, ter experiência e estudar o seu currículo é fundamental, mas não saber como se apresentar pode colocar tudo a perder.

Apesar disto, não há um currículo perfeito. Cada empresa avalia de uma maneira distinta o que tem em mãos. Portanto, o ideal é conhecer muito bem a empresa onde se deseja trabalhar e colocar os dados conforme o perfil do lugar. Quer saber outras dicas?

Dicas para Fazer Currículo de forma fácil
FOTO: Fazer Currículo

Quando devemos fazer o currículo

O ato de fazer seu currículo é essencial para participação em processos seletivos e ser convidado para entrevista de trabalho. Seja qual for a oportunidade que você almeja obter, tudo começa pelo currículo. Além disso, a obrigação de deixar as suas informações atualizadas também crescer no modo online.

Não aguarde para realizar essa revisão somente quando achar uma vaga relevante para a sua ambição profissional. Diversas companhias buscam por profissionais sem divulgar a vaga de emprego. Ter na internet um currículo que reúna as informações profissionais, experiências, qualificações e curso eleva as suas possibilidades.

As informações atualizadas permitirão também com que o seu currículo surja a frente de outros candidatos nas buscas das pesquisas das empresas.

Modelos prontos ou fazer do zero?

Certamente, fazer o seu currículo de maneira inovadora pode ser interessante, todavia, a não que seja essa a sua área de trabalho (artes visual, design gráfico, diagramação, entre outros), melhor se adequar com a estrutura tradicional.

O modo ideal ainda é papel branco, margens fixas e fontes tradicionais na corte preta e em um tamanho legível. Com a intenção de deixar a leitura ainda mais fluida, adote um espaçamento consistente e adicione o itálico e negrito para alguns destaques. Ao fazer seu currículo, finalize a operação com o documento no formato PDF para não ter problemas com essa formatação.

Dicas para fazer currículo

Então, você confere algumas instruções para deixar o seu currículo ainda mais profissional? Não tem mistério, mas, vamos lá!

Informações

Não há necessidade de colocar todas as informações pessoais. O empregador não necessita saber os números de CPF, Registro Civil ou nome dos seus pais. Desse modo, é importante colocar o nome completo, email, endereço, idade, telefone e redes sociais profissionais, como o LinkedIn.

Área de trabalho

Posteriormente, dá para inserir um resumo de sua área de trabalho de maneira detalhada e resumida. Essa informação precisa repassar com o que você trabalha atualmente. Em outras palavras, esse não é local para comunicar a função desejada.

Capacitações

Ao fazer currículo, resuma as suas principais capacitações, apontando os locais de atuação e a sua importância em cada uma.

Experiência profissional

Sem dúvida, esse é um dos espaços mais relevantes do seu currículo, é essencial preencher com muita atenção. O ideal é anotar as experiências mais atuais e importantes, das mais recentes para as mais antigas.

Atenção ao português!

Definitivamente, nada mais comprometedor para um candidato do que encaminhar um currículo com falhas de português. Ao produzir seu currículo, coloque tempo e muita atenção para revisar todas as informações. Se não tem certeza sobre alguma palavra ou termo, busque por algum dicionário para não repassar ao entrevistador com um erro.

Caso você tenha alguma dificuldade ou insegurança para estruturar o seu documento, solicite auxílio de alguém de confiança e capacitado nesse afazer. Somente não tenha o descuido de encaminhar com erro para o responsável pelo processo seletivo.

Dica extra — veja o que evitar

Como resultado, há algumas ações que podem ser evitadas ao produzir seu currículo. Por exemplo, não precisa incluir uma foto no seu documento, a menos que seja solicitado pelo empreendimento. E em uma eventual necessidade de colocar a sua imagem, dê preferência por uma simples em que esteja natural, simpático e com uma vestimenta apropriada.

Portanto, um selfie, trajes informais, viagens ou festas não são boas opções. Basicamente, priorize uma fotografia com uma luz adequada e fundo neutro para que não comprometa a sua contratação. Além disso, você não necessita acrescentar elementos gráficos para ‘enfeitar’ o currículo. Bordas, elementos florais, fontes diferenciadas, efeitos de sombra, muitas cores, etc.

A simplicidade pode contar pontos para a sua aprovação. Logo, a fonte do texto precisa ser sóbria. Em suma, deixe de lado as fontes cursivas, que parecem escritas à mão, ou extremamente enfeitadas. Afinal, essas fontes podem dificultar o entendimento ou gerar alguns erros. Enfim, simplicidade e objetividade ao elaborar seu currículo!

Me chamo Roberto Justino e sou apaixonado por pessoas e pronto para ajudar na recolocação profissional. Estarei sempre por aqui deixando dicas de como conseguir um emprego, melhorar de cargo ou alcançar o próprio negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.