Como fazer um Currículo: Dicas simples e atuais
De antemão, já dá para afirmar que as formas de obter um emprego são inúmeras na atualidade. No entanto, uma exigência jamais mudará: fazer um currículo completo, verdadeiro e conciso.
Ou seja, o profissional deverá elencar os seus contatos, os seus pontos fortes, qualificações, experiências anteriores e demonstrar que poderia se encaixar bem na respectiva vaga.
Desse modo, fazer um currículo pela primeira vez pode levantar algumas dúvidas. Contudo, não representa uma tarefa tão complexa. Assim, tudo o que uma pessoa necessita é de um formato para seguir e acrescentar as suas próprias informações.
Portanto, esse guia foi elaborado para mostrar a relevância de fazer um currículo de maneira apropriada e que atenda às necessidades dos recrutadores atuais. Afinal, o ideal é demonstrar as suas qualidades sem se exceder. Quer saber como fazer isso?
Porque fazer um currículo?
Fazer um currículo profissional é essencial para ingressar em processos seletivos e ser convidado para uma entrevista de emprego. Independente da função que você tem a intenção de preencher, tudo se inicia com a produção de currículo.
Além disso, a obrigação de deixar os seus dados sempre atualizados se estende a versão digital. Não pense que deve atualizá-lo somente quando achar um anúncio relevante ou for solicitado.
Milhares de empreendimentos buscam por prováveis colaboradores sem sequer divulgar a vaga.
Contar com um currículo bem feito na internet amplia consideravelmente as suas possibilidades. Esse cuidado também contribui para que o seu currículo surja antes dos outros nos mecanismos de buscas.
Como elaborar um currículo simples e bem feito
Primeiramente, você deve criar um currículo bem sucinto. Por exemplo, o currículo impresso precisa conter todos os seus dados em um ou duas páginas, no máximo. Enquanto o currículo online precisa englobar o máximo de detalhes sobre o candidato.
Atualmente, a avaliação inicial tende a acontecer por um software, que não possui a capacidade de interpretação de texto. Ou seja, para ser achado, o profissional deve priorizar a inserção de suas habilidades, graduações feitas e todas as experiências anteriores escritos de maneira correta.
A grande sacada para ser bem-sucedido é analisar profundamente o anúncio da vaga desejada e responder a todas as solicitações.
Dicas de sucesso para fazer um currículo profissional
Agora, você poderá acompanhar algumas instruções sobre o que e onde deve colocar as suas informações ao elaborar um currículo organizado e detalhado. Acompanhe!
Informações pessoais no cabeçalho
Antes de tudo, essas informações são fundamentais para você ser reconhecido e contatado pelo empregador. Por isso, esses itens devem estar no cabeçalho.
1 — Objetivo profissional
No espaço reservado ao objetivo profissional, é preciso apontar a função que almeja desempenhar e o setor. É de vital importância que seja correspondente a vaga anunciada.
Resumo objetivo e claro
Enquanto essa parte equivale ao seu resumo como trabalhador. Vale a pena salientar, em dois parágrafos no máximo, as experiências, firmas ou áreas em que atuou, formação e competências adicionais.
2 — Experiência profissional
Nesse sentido, você explicará onde trabalhou, quais as suas responsabilidades e as metas que alcançou em oportunidades anteriores.
3 — Formação acadêmica
Dessa forma, a intenção é elencar a sua formação, principalmente, se possui diploma universitário e outros cursos relacionados a oportunidade.
4 — Cursos adicionais
Aqui, compensa salientar outros cursos, oficinas e seminários referentes a oportunidade de trabalho. Cursos antigos e fora do setor não precisam ser citados.
5 — Competências e habilidades
Por fim, basta anotar alguns dados que considera relevante e que não couberam nos demais campos, mas que podem despertar o interesse do recrutador.
Como colocar experiência de trabalho no currículo
Primeiro, essa é a parte do seu currículo que será considerada pelo recrutador. Portanto, o objetivo é elencar todas as suas experiências de trabalho, iniciando pelas mais recentes até as passagens mais antigas.
Em cada tópico, o ideal é descrever o que você realizou e, quando puder, acrescentar todos os objetivos atingidos nesse período. Dessa maneira, dá para inserir o nome da firma acompanhada de uma pequeno resumo do tamanho, a localização e o campo de atuação.
Posteriormente, é indicado falar sobre a sua função com a data de começo e encerramento de seu vínculo. Em seguida, relate as suas tarefas corriqueiras e, se conseguir, aponte as suas responsabilidades e os objetivos cumpridos.
Currículo Simples e Objetivo Focado na Vaga
Por fim, você deve elaborar um curriculum vitae base para guardar tanto impresso quanto na versão digital. Contudo, o ideal é que consiga personalizar todos os tópicos citados anteriormente para a oportunidade que está se candidatando no momento.
Afinal, é possível que tenha alguns cursos ou experiência que se alinhem melhor à algumas vagas do empregador, porém, não acrescentem nada em outros contextos. Portanto, o ideal é contar com um documento simples, bem estruturado, atualizado e poder ser rapidamente personalizado.
Desse modo, você conseguirá enviar um currículo preciso em todas as situações, inclusive às mais inesperadas.