Mercado de trabalho para motorista de aplicativo Uber e 99

Você está querendo fazer uma grana extra como motorista de aplicativo ou mesmo trabalhar em tempo integral?

Esse trabalho relativamente novo vem ganhando força e espaço e traz muitos benefícios a quem deseja uma profissão mais livre e qualidade de vida.

Se quer conhecer o que é preciso para começar na profissão, continue lendo, nesse artigo vamos te contar tudo sobre isso e muito mais, para você decidir finalmente se vale mesmo a pena investir seu tempo nesse trabalho.

Acompanhe mais detalhes abaixo:

O que é preciso para ser motorista de aplicativo?

Mercado de trabalho para motorista de aplicativo
Foto de Jackson David no Pexels

Para entender como funciona o mercado de trabalho para motorista de aplicativo, conheceremos os requisitos mínimos dessa profissão, mas pode relaxar, eles são poucos.

Antes de começar qualquer atividade, você precisará de um carro próprio ou alugado, com um tempo máximo de uso que pode variar em cada estado, se mantendo geralmente entre 5 a 10 anos.

Visto que já conseguiu o seu carro, o próximo requisito é ter uma Carteira de Habilitação (CNH) definitiva, atualizada e sem pontuação estourada, afinal, não dá para exercer atividade remunerada sem estar legalizado, não é?

E por falar em atividade remunerada, vale lembrar que em qualquer trabalho como motorista é necessário ter a permissão para exercer atividade remunerada impressa na sua CNH. Ela pode ser obtida em qualquer estabelecimento do DETRAN.

Além disso, você também precisará de um celular com bom funcionamento e acesso à internet, e terá que registrar os seus dados e os dados do seu veículo no site das operadoras, sejam elas Uber ou 99.

Por fim, resta saber que a idade mínima para trabalhar nos dois aplicativos é a mesma, 18 anos.

Nesse caso, lembre-se que, na prática, você precisará de 1 ano para obter a CNH definitiva, portanto, se atente a esses detalhes para estar sempre em acordo com todas as regras das duas empresas.

Tem que ser proprietário de veículo para ser motorista de aplicativo?

Apesar da popularidade e praticidade da profissão, que faz com que mais pessoas invistam em um carro próprio, para ser motorista de aplicativos você não precisa necessariamente ter um veículo.

As regras sobre exercício de atividade nos apps da Uber e 99 não exigem a posse de um carro próprio, e, se quiser, você pode trabalhar com um veículo alugado. Nesse caso, algumas locadoras podem até oferecer serviços de aluguel vinculados aos aplicativos.

Apesar disso, vale pontuar que em alguns casos pode sair mais em conta ter um veículo próprio, já que algumas locadoras limitam a quilometragem rodada por cada carro, prejudicando o seu rendimento no fim do mês.

Portanto, se pretende trabalhar nessa área por alguns anos, ou mesmo ganhar dinheiro em tempo integral, vale a pena considerar o investimento em um carro só seu.

Principais documentos exigidos para cadastro de motorista

Até agora você conheceu os principais requisitos para começar como motorista de aplicativos, então resta saber quais são os documentos exigidos no cadastro das plataformas da Uber e 99.

A notícia boa é que é geralmente muito simples e prático se cadastrar, e os documentos necessários são os mesmos nas duas empresas.

Confira quais são eles:

  • CNH definitiva com EAR;
  • Documento oficial do carro, o CRLV;
  • Foto do seu rosto feita na hora do cadastro.

Apesar de pedirem a mesma documentação, às duas empresas possuem formas diferentes de cadastro, então, para entender melhor como funciona cada uma, confira os links abaixo:

Pronto, agora você já pode fazer um registro e aguardar a confirmação de cada plataforma.

Agora é hora de falarmos sobre valores, descobriremos quanto dá para ganhar sendo motorista de aplicativo.

Quanto ganha um motorista de aplicativo?

Se quer descobrir a resposta dessa pergunta, você precisa pensar em quanto tempo tem para investir nessa profissão, pois isso irá afetar diretamente o seu rendimento.

Nesse caso, a quantia que você receberá a cada mês dependerá do quanto conseguiu trabalhar nesse período. Isso pode variar de acordo com cada pessoa.

Se você já tem um emprego fixo e quer ser motorista de aplicativo para complementar a renda, então com certeza irá receber uma quantia equivalente, mas a grande questão é: É possível ganhar bem sendo motorista em tempo integral?

E a resposta é sim, você pode conseguir um bom dinheiro se dedicando somente a isso.

Segundo depoimentos de profissionais que já trabalham no ramo há alguns anos, a quantia média mensal que um motorista em tempo integral pode receber fica entre R$2000,00 e R$4.000,00 líquidos.

Por isso, se você pensa em seguir na profissão com mais dedicação, essa pode ser a motivação necessária para mergulhar de vez na carreira.

Vale a pena trabalhar como motorista de aplicativo?

Apesar disso tudo, será que vale mesmo a pena ser motorista de aplicativo?

Essa é uma pergunta recorrente a quem está começando na profissão, e perfeitamente adequada, afinal, quem quer trabalhar com uma coisa que não traz nenhum benefício?

Nesse caso, a resposta dessa questão depende um pouco de você, assim como do que espera dessa categoria de trabalho.

Se está buscando flexibilidade de horário, bom retorno financeiro e liberdade para trabalhar quando quiser, então descobrirá que pode valer a pena investir nesse trabalho, mas mesmo assim, podem existir exceções.

No fim das contas, tudo depende do quanto você gosta dessa rotina, quanto espera obter no fim do mês e como administra os seus gastos para sempre obter lucro e conseguir uma receita adequada.

Portanto, antes de considerar seriamente começar o trabalho, conheça todas as vantagens e desvantagens da profissão. Descubra o que é melhor para você e o que corresponde com o seu estilo de vida.

Cuidados com a segurança para quem é motorista de aplicativo

Agora você já sabe o que precisa para trabalhar como motorista de aplicativo, conhece os documentos necessários para se cadastrar e quanto pode ganhar trabalhando em tempo integral.

Então, caso tenha decidido seguir com esse trabalho, vale a pena se atentar a algumas dicas de segurança essenciais:

  • Conheça bem a sua cidade (principalmente os lugares mais perigosos);
  • Se puder, instale uma câmera de segurança no seu carro;
  • Fique atento à nota do passageiro nos aplicativos, comportamentos estranhos e até vestimenta;
  • Nunca fique distraído ou muito tempo parado dentro do seu carro;
  • Não aceite todas as solicitações de corrida, tenha sempre um critério de seleção.

Pronto, seguindo essas regras básicas de segurança você com certeza terá uma rotina de trabalho mais tranquila e confortável.

Curtiu esse conteúdo? Quer mais dicas sobre a profissão de motorista de aplicativo? Nos conte nos comentários. Não esqueça de continuar acompanhando nossos conteúdos sobre carreiras e mercado de trabalho.

Me chamo Roberto Justino e sou apaixonado por pessoas e pronto para ajudar na recolocação profissional. Estarei sempre por aqui deixando dicas de como conseguir um emprego, melhorar de cargo ou alcançar o próprio negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.