Indústria 4.0: mercado de trabalho em tempos de alta tecnologia

O crescimento da indústria 4.0 vem transformando a sociedade e o mercado de trabalho com a presença crescente da tecnologia nos processos e no cotidiano dos profissionais, e isso só tende a aumentar.
Mas o que é exatamente a indústria 4.0, e como ela impacta na sua escolha de carreira ou formação profissional?
Nesse conteúdo vamos te contar como isso acontece, como esse conceito impacta e transforma as profissões tradicionais, suas vantagens e desvantagens no mercado de trabalho, e muito mais.
Continue lendo, e descubra logo abaixo.

O que é Indústria 4.0?

Indústria 4.0: mercado de trabalho em tempos de alta tecnologia
Foto de ThisIsEngineering no Pexels
Para começar pelo começo, o que significa exatamente  o termo Indústria 4.0 ?
Usada pela primeira vez em 2015, essa nomenclatura vem ganhando espaço e definindo o que se convencionou chamar, quarta revolução industrial, a revolução movida ao aprimoramento e inteligência das tecnologias.
O que isso quer dizer, na prática, é que a indústria 4.0 nada mais é do que o próximo passo no desenvolvimento industrial do mundo, caracterizado pelo uso comum e facilitado  das tecnologias, e de tecnologias cada vez mais  complexas e eficientes, como Big data, IA e Machine Learning.
Esse é o momento em que vivemos atualmente. Basta olhar para o poder tecnológico do seu celular ou da sua TV e aí está, a influência da indústria 4.0 em atuação.
Caracterizada pelo domínio da inteligência artificial, internet das coisas e avanço da robótica, entre outras coisas, essa fase do desenvolvimento industrial trouxe mudanças drásticas e muitas transformações para os negócios e modelos de trabalho no mundo inteiro.

Vantagens e desvantagens da Indústria 4.0

O processo de estabilização desse novo passo da evolução industrial, trouxe, como em qualquer situação, vantagens e desvantagens com as quais empresas e pessoas passaram a lidar diariamente, e elas trazem impactos positivos e novos desafios.
O uso constante, dinâmico e simples de ferramentas tecnológicas, como sistemas de automação e computação em nuvem, se apresentam como grande vantagem para empresas pequenas e profissionais autônomos, pois aumentam a rapidez e eficácia dos processos, facilitando o trabalho.
Apesar disso, com a mudança rápida e brusca de sistemas e equipamentos, sobra pouco tempo para que profissionais e empresas se adaptem às novas tecnologias, o que se torna uma grande desvantagem e traz complicações no desenvolvimento dos processos de trabalho.
Vantagens e desafios tais como gastos menores de produção ou ciberataques e fake news,  também podem ser citados como impactos relevantes da quarta revolução industrial, que trazem  mudanças para o dia a dia de empresas e pessoas comuns.

5 Profissões que podem ser afetadas pela Indústria 4.0

Assim como ocorreu em cada revolução industrial desde o século XVIII, os avanços tecnológicos da indústria 4.0 trouxeram novas profissões e colocaram outras em risco, exigindo posturas muito mais conscientes de escolha de carreira de diversos profissionais.
Com tecnologias mais complexas e inteligentes, profissões na área de cibersegurança e análise de dados se tornaram grandes chamarizes para bons profissionais, e isso pode trazer a extinção de funções e trabalhos mais convencionais.

Confira 5 Profissões que podem ser afetadas pela indústria 4.0:

  • Operário;
  • Pedreiro;
  • Costureira;
  • Trabalhador de construção civil;
  • Pintor.
Além dessas 5,  outras funções como tradutor simultâneo ou atendente de telemarketing também estão disputando espaço com as novas tecnologias, que já conseguem emular muito bem o comportamento e a fala humana.
Apesar disso, com o fim dos empregos tradicionais, novos cargos e novas oportunidades de trabalho irão surgir, abrindo caminho para jovens profissionais ou mesmo trabalhadores experientes, que buscam uma mudança de carreira.

A indústria 4.0 no Brasil

Apesar da consolidação ano após ano, na realidade, das maiores potências mundiais,  no Brasil, a  presença dos benefícios da indústria 4.0 ainda aparecem com muita lentidão.
Para um país rico em recursos naturais e  com indústrias bem desenvolvidas, os avanços das tecnologias que fazem parte do rol da quarta revolução ainda são pouco desenvolvidos ou adotados em processos industriais.
Por conta disso, o setor industrial brasileiro ainda está para sofrer um grande impacto pela atuação das novas tecnologias, reduzindo os custos de indústria  em mais de R$70 Bilhões.
Com isso, a estimativa é que as tecnologias ligadas à indústria 4.0 devem ganhar cada vez mais força e presença no país até 2030, sendo adotadas pouco a pouco pelo setor industrial, e com muito mais velocidade pela sociedade.

Como a indústria 4.0 pode trazer mudanças na sua formação profissional?

Se você está começando a vida profissional e ainda não sabe qual carreira seguir, ou mesmo se tem anos de experiência e busca se atualizar, deve ficar sempre alerta para os impactos da indústria 4.0 no mercado de trabalho.
Com uma presença cada vez mais frequente da tecnologia no cotidiano das empresas, o mercado  exigiu profissionais muito mais qualificados, com habilidades em sistemas e tecnologias digitais, assim como pessoas com competências multidisciplinares.
Apesar disso, a flexibilidade de acesso à tecnologia trouxe novas profissões e mais comodidade de trabalho para muitas pessoas, permitindo que trabalhem de casa ou atuem em áreas cada vez mais específicas, fazendo o que gostam com conforto e rapidez.
Portanto, seja você novo no mercado ou experiente, é importante se atualizar para as novas oportunidades de trabalho e novas habilidades para a área que resolver seguir, sem nunca deixar de adquirir competências que vão agregar a sua carreira como um todo.

Nunca deixe se se atualizar para o mercado de trabalho

Agora  você já sabe o que é a Indústria 4.0, como ela impacta no mercado de trabalho e o que fazer para não ficar para trás no seu desenvolvimento de carreira. Portanto, vale reforçar ser muito importante nunca parar de se atualizar para o mercado.
Com a evolução rápida e constante dos meios tecnológicos, profissionais de diversas áreas vêm se tornando cada vez mais obsoletos, e você não quer estar nesse meio.
Então, esteja sempre em constante crescimento e nunca deixe de prestar atenção às exigências e habilidades importantes para a sua área.

Curtiu esse conteúdo? Tem mais sugestões de tópicos ou quer saber mais sobre o assunto? Conte-nos nos comentários, e não deixe de acompanhar nossos conteúdos sobre o mercado de trabalho.

Me chamo Roberto Justino e sou apaixonado por pessoas e pronto para ajudar na recolocação profissional. Estarei sempre por aqui deixando dicas de como conseguir um emprego, melhorar de cargo ou alcançar o próprio negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.