O que é Encceja – Inscrições INEP para certificação escolar

Se você não teve a oportunidade de concluir os seus estudos da forma convencional, o Encceja é um programa do governo que possibilita a jovens e adultos conquistar o seu tão sonhado diploma do ensino médio.

Então, caso possua o desejo de concluir os seus estudos, e queira saber mais a respeito do programa Encceja, fique ligado nas informações a seguir!

Nesse artigo, vamos abordar assuntos do tipo: como o Encceja funciona e quando acontece as suas inscrições. Também daremos dicas importantes para que você possa se inscrever no programa, de uma forma rápida e prática.

O que é Encceja?

Encceja
Encceja – Reprodução

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens Adultos – Encceja, é um programa do governo que avalia o conhecimento adquirido no processo escolar de jovens e adultos que não puderam concluir o ensino médio de forma convencional.

Então, você pode estudar de forma autônoma em casa, ou realizar algum cursinho preparatório antes de fazer a prova, pois o objetivo é apenas comprovar os seus conhecimentos, não sendo necessário um período em sala de aula comprovado.

Institutos federais de educação e as Secretarias de Educação são os órgãos responsáveis por certificar os interessados, através de uma referência de avaliação nacional brasileira de educação.

O Encceja oferece certificações de nível fundamental e médio.  Além de ser considerado um parâmetro para observar o sistema educacional brasileiro, visando criar implementações de procedimentos e políticas para a melhoria do sistema educacional.

As provas são criadas de acordo com requisitos básicos estabelecidos pela legislação em vigor, para o ensino fundamental e médio. Por esse motivo, se atente para qual ensino você deseja concluir na hora de realizar a sua inscrição.

Como funciona o Encceja e quem pode participar?

Para conseguir o seu certificado o interessado precisa comparecer na data e horário marcado para realizar quatro provas objetivas e uma prova de redação. O conteúdo dessas provas varia de acordo com o nível escolar:  fundamental e médio.

Podem se inscrever adolescentes com até 15 anos de idade, para concluir o ensino fundamental, e jovens adultos de até 18 anos, para concluir o ensino médio.

Nesse ano de 2022, as idades exigidas, 15 e 18 anos, devem ser completadas até o dia 28 de agosto.

As provas são aplicadas 2 a cada turno, e cada uma delas possui 30 questões. Para ser aprovado no Encceja, o estudante deve acertar pelo menos 100 pontos em cada prova objetiva, e 5 pontos na redação.

Para o ensino fundamental, no período matutino são aplicadas as provas de ciências naturais e matemática. Já no período vespertino, as provas são de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, história, geografia, educação física e redação.

Para o ensino médio, no período matutino são realizadas provas de ciências da natureza e matemática. E no período vespertino as matérias são as seguintes: redação, ciências humanas, linguagens e códigos.

Quando abrem as inscrições para o Encceja?

As inscrições para o Encceja 2022 começaram na terça-feira dia 24 e vão até o dia 4 de junho. Os interessados podem se inscrever de forma totalmente gratuita no Sistema Encceja.

Caso seja necessário atendimento especializado e tratamento por nome social durante a realização das provas, o pedido deve ser feito dentro dessa mesma data.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira – Inep, será o responsável por aplicar as provas no dia 28 de agosto de 2022.

Lembrando que a participação é totalmente voluntária e gratuita. E ao se inscrever o interessado deve indicar qual o local que deseja fazer a sua prova e o nível em que quer ser avaliado.

Como me inscrever no Encceja?

Siga o tutorial abaixo para realizar a sua inscrição no Encceja 2022.

  1. Acesse a página do Encceja no site Inep;
  2. Clique em “Inscrição Encceja 2022”;
  3. Em seguida, informe o número do seu CPF, sua data de nascimento, e responda qual é a figura que está aparecendo na tela;
  4. Ao inserir o seu CPF e a sua data de nascimento, o sistema encontrará o seu nome e o nome da sua mãe automaticamente, nos dados do governo federal;
  5. Em seguida, adicione as seguintes informações: sexo, cor ou raça, número do RG, órgão expedidor e cidade onde o RG foi emitido, estado civil, nacionalidade e endereço completo;
  6. Após concluir essa etapa, basta informar se precisará de atendimento especializado ou tratamento por nome social;

Agora começa a área referente a realização da prova;

  1. Escolha o tipo de certificação: fundamental ou médio;
  2. Escolha o estado e município que deseja realizar a prova;
  3. Escolha o instituto federal ou secretaria de educação para emitir o seu certificado.

A próxima etapa é o questionamento socioeconômico, nessa aba você encontrará perguntas como por exemplo, quantas pessoas moram com você, nível de escolaridade do seu pai e mãe e qual a renda familiar.

Após concluída essa etapa, confirme os seus dados de contato: e-mail e telefone. Sua inscrição está realizada!

Conclusão

Em suma, concluímos que o Encceja é uma excelente opção para aqueles que não puderam concluir os seus estudos devido a fatores particulares. O que é muito importante para facilitar sua inclusão no mercado de trabalho.

Por esse motivo, não perca a data de inscrição, que é do dia 24 de maio ao dia 4 de junho, para realizar a sua prova, a fim de conseguir o seu diploma de conclusão.

Também fiquem atentos às demais informações, como por exemplo as matérias exigidas, a idade necessária e pontuação que deve ser alcançada para a aprovação. Boa prova!

Me chamo Roberto Justino e sou apaixonado por pessoas e pronto para ajudar na recolocação profissional. Estarei sempre por aqui deixando dicas de como conseguir um emprego, melhorar de cargo ou alcançar o próprio negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.