Curso de Informática Básica: Eleve o Nível do Seu Currículo

Primeiramente, um curso de informática básica é algo fundamental tanto para quem deseja entrar, retornar ou já está aposentado do mercado de trabalho. Ainda que em questões mais simples, saber como os principais softwares de informática funcionam e ter essas competências é o primeiro passo para diversas ocupações.

Afinal, quem não procura se atualizar acaba sendo ultrapassado. Todavia, sempre há tempo para reverter essa situação e acumular mais conhecimento. Há inúmeras formas de descobrir a utilização de ferramentas, desde o básico até o mais avançado. Atualmente, as pessoas encontram cursos virtuais e físicos com valores acessíveis.

Ao contrário do que muita gente pode imaginar, não é preciso começar uma faculdade para alcançar esse tipo de conhecimento. Caso você tenha intenção em encontrar um bom curso de informática, confira uma lista e escolha uma alternativa logo abaixo.

Informática Básica — qual sua importância?

Segundo a estrutura curricular da maioria dos cursos de informática básica, o aluno ficará por dentro dos conceitos básicos para utilização de um computador ou dispositivo móvel. Aprenderá como utilizar todas as suas funcionalidades adequadamente, como ligar, instalar e desinstalar software e tantas outras lições fundamentais para conseguir se orientar em um mundo controlada pela informática.

Onde se pode atuar?

Curso de Informática Básica
Foto de Arina Krasnikova no Pexels

Alguém que passou por um curso de informática básica e continuou se especializando nesse segmento pode se encaixar em diversas funções, como no processo de montagem e manutenção de máquinas, programação, suporte de empresas de tecnologia, escritórios, entre outros.

Além disso, essa pessoa também está apta para órgãos públicos e privados em qualquer área, nos departamentos de serviços, ensino, pesquisa, estabelecimentos comerciais e industriais.

Onde fazer curso de informática básica?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as vantagens de um curso de informática básica, confira uma lista com algumas dicas de onde adquirir esse conhecimento. Vamos lá?

1 — IPED

O curso de informática básica fornecido pelo IPED é um excelente modo de ser apresentado aos conhecimentos e acrescentar essa habilidade ao seu currículo profissional. Essa oficina é totalmente formada por vídeos, mas possui interatividade com a intenção de facilitar o aprendizado. As aulas também tem acompanhamento profissional e grupos de estudos.

2 — WR Educacional

A plataforma WR Educacional fornece um curso com um certificado que pode ser apresentado em todo o território nacional. A estrutura de ensino é totalmente online, contendo apostilas para que os alunos possam avançar. E ao chegar em um estágio avançado, o estudante é submetido a alguns testes. A carga varia de oito até 90 horas.

3 — Unova

Uma opção gratuita de curso de informática básica é concedida pela Unova, sobretudo, para quem é inexperiente no domínio de tecnologia. Com 40 horas / aula, a oficina toca em assuntos relevantes, porém, o certificado somente fica acessível após pagar. Assim, o estudante pode selecionar se fica somente com o conhecimento ou prefere investir para adquirir o certificado.

4 — SENAC

Com curso de informática básica com ensino à distância, o Senac alterou totalmente a sua maneira de ensinar e está apresentando uma proposta com excelente experiência devido aos 14 cursos voltados para o segmento de tecnologia. Ou seja, o aluno pode começar adquirindo os conceitos básicos e avançando conforme o seu interesse.

5 — FISK

Além do ensino de idiomas, o Fisk também possui cursos de profissionalização de alto nível. No segmento de informática, o conteúdo disponível serve para introduzir e detalhar os principais programas exigidos para a realização de atividades profissionais corriqueiras.

Por isso, a dinâmica das aulas é totalmente voltada para a prática, com lições passo a passo para mostrar tudo o que os alunos precisarão realizar, mas sem decorar. A intenção é que compreendam todos os processos e usem os programas por conta própria.

Quanto ganha alguém que sabe informática?

Dessa forma, o curso de informática básica pode ser apenas a introdução de uma pessoa para a área de informática, catapultando as suas perspectivas profissionais. Portanto, uma pessoa com capacitação nesse segmento pode ganhar de um até dois salários mínimos.

Atualmente, a média salarial no território nacional fica em R$ 1.700,00, mas dando continuidade aos estudos, esse profissional pode elevar consideravelmente a sua remuneração profissional. Já que a informática básica pode despertar o interesse para a realização de um curso técnico, ingresso em uma instituição de ensino superior e assim por diante.

Para evoluir ainda mais na profissão, o curso de digitação profissional é muito bem recomendado para você sair na frente dos concorrentes a uma vaga de emprego na sua busca pela recolocação no mercado de trabalho.

Boa sorte no mercado de trabalho

Definitivamente, um curso de informática básica é algo imprescindível presentemente. Todavia, essa oportunidade pode representar um marco na vida tanto de um jovem que está buscando a sua primeira oportunidade profissional quanto para uma pessoa idosa que está devidamente aposentada e gostaria apenas de ampliar os seus horizontes.

Posteriormente ao período de medidas restritivas e a necessidade de isolamento social, praticamente todo mundo entendeu que a tecnologia é algo que veio para ficar. Portanto, essa categoria de capacitação pode impulsionar um profissional em qualquer faixa etária, desde que se tenha a intenção de dar prosseguimento a aquisição de conhecimento.

Me chamo Roberto Justino e sou apaixonado por pessoas e pronto para ajudar na recolocação profissional. Estarei sempre por aqui deixando dicas de como conseguir um emprego, melhorar de cargo ou alcançar o próprio negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *