Modelo de Currículo Pronto para baixar e preencher

Primeiramente, é essencial ter um currículo pronto com um formato adequado, pois essa é a sua primeira forma de contato com o seu futuro empregador.
Porém, é compreensível que não se acerte a princípio.
Antes de tudo, é necessário saber como deixar um currículo pronto. Além disso, entenda que elaborar que o seu não é uma atividade rápida e nem deve ser tratada como tal. Em contrapartida, a boa notícia é que, mesmo que demande um tempo extra, não é nada tão complicado.
Em outras palavras, você não será a primeira pessoa a deixar um currículo pronto e estará longe de ser a última. Para te ajuda, é só conferir as próximas linhas e saber o que deve e o que não deve estar no seu documento.

Por que o currículo é importante?

Primeiro, é indispensável conhecer o intuito de um currículo pronto: é a sua apresentação profissional e necessita demonstrar de maneira resumida o que já fez, o que aprendeu e como pode contribuir no seu futuro emprego.
O currículo serve como o primeiro passo para uma entrevista de emprego, hora de que você terá para vender adequadamente as suas qualidades e discorrer sobre tudo o que não pode acrescentar nessa apresentação resumida.
Antes de mais nada, é avaliando o seu currículo que os recrutadores tentarão descobrir se você possui as competências exigidas e o perfil compatível com a oportunidade aberta. Portanto, ele é extremamente relevante até agora.
Modelo de Currículo Pronto
Foto de Sora Shimazaki no Pexels

O que há em nosso currículo pronto para baixar?

No começo, no meio e até para quem está perto da aposentadoria, o currículo pronto é de vital importância. Então, como montar algo tão necessário para a vida de um trabalhador? De antemão, um currículo de qualidade demanda uma formatação bem simples e uma edição perfeita, sem uma única falha de português.
Independente do setor ou da função, nenhum empregador contradirá essa dica.
Inicie pelas informações básicas: nome completo, endereço, dados pessoais e informações para contato no cabeçalho.
Já a estrutura de um currículo aparecerá em sequência em partes na seguinte ordem:
  1. Informações pessoais
  2. Objetivo profissional
  3. Formação
  4. Experiências profissionais
  5. Outras atividades
  6. Habilidades
  7. Referências

Dicas na elaboração do currículo

Agora que você já conhece as etapas para deixar o currículo pronto, basta conferir o que acrescentar em cada parte. Acompanhe!

Objetivo

O objetivo profissional não é uma parte muito extensa, mas importante, chegando a uma ou duas linhas que precisam resumir o estilo da oportunidade que você está disposto a aceitar.

Formação

Neste ponto, dá para inserir dados sobre a sua formação acadêmica, com diplomas, certificados, intercâmbios ou cursos livres.
Além disso, é essencial apontar as suas formações acadêmicas, mas sem se alongar muito. Escreva o nome da instituição, tipo de formação, curso, localização e data da conclusão da atividade.

Experiência

Neste espaço, você não precisa se limitar as experiências profissionais. Afinal, a experiência é praticamente tudo o que lhe acrescentou algo valioso para a profissional e para a vida, onde assumiu responsabilidades e executou tarefas dentro de uma corporação.

Outras atividades

Basicamente, você deve relatar as experiências que foram validas de algum modo, contudo não se enquadram em outros tópicos.

Habilidades

Se você tiver interesse em salientar o seu conhecimento sobre alguma ferramenta importante para a função que busca, como o Microsoft Excel. A indicação é escrever brevemente e não utilizar muitos adjetivos.

Referências

Esse é um tópico muito valioso para aqueles que estão em início de jornada profissional e deixando o currículo pronto pela primeira vez. Insira um ou outros contatos com nome, email e telefone que podem comprovar a sua capacidade profissional.

Observe o que evitar

Anteriormente, você conferiu alguns erros que jamais devem ser notados em um currículo pronto de modo a não ser descartado em um processo seletivo por um erro de português, desleixo na produção do objetivo profissional ou falta de informação no tópico de formas de contato.
Além disso, o trabalhador não deve permitir que o seu currículo se torne desatualizado, sobretudo, se está cadastrado em alguma plataforma de busca de vagas pela internet.
A versão digital da sua apresentação necessita ser frequentemente atualizada e com uma revisão ainda mais caprichada. Por último, não minta no seu currículo e tampouco aumente as suas competências. Seja sincero sempre!

Atenção ao seu currículo

Enfim, não permita que o seu currículo pronto tenha coisas tão primárias como erros de português. Revise sempre que atualizar e antes de encaminhar para alguma função.
Às vezes, você pode encaminhar o texto para algum amigo, familiar ou colega que pode contribuir com essa etapa de revisão.
Mantenha uma escrita fluída, um formato claro e que não gere confusão ao empregador. Por último, você deve dar ainda mais atenção para o nome das companhias, das funções e das pessoas escolhidas para referência.
Fez tudo isso? Ótimo, salve o arquivo como cópia.

Me chamo Roberto Justino e sou apaixonado por pessoas e pronto para ajudar na recolocação profissional. Estarei sempre por aqui deixando dicas de como conseguir um emprego, melhorar de cargo ou alcançar o próprio negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *